MICROCEFALIA é um defeito no crescimento do cérebro. O cérebro (parte mole) está contido dentro do crânio (parte óssea). O crânio de um bebé, ao nascer, é formado por vários ossos interligados, mas não soldados. O cérebro consegue crescer porque as suturas que os ligam ainda não estão soldados. Caso se fechem precocemente ocorre o que se chama de craniossinosteose. A calota óssea do crânio acaba impedindo que o cérebro cresça, trazendo consequências graves para a criança. É a principal causa da microcefalia (tamanho do crânio abaixo do normal).
O pediatra deve medir o perímetro cefálico (circunferência do crânio) do bebé no nascimento e mensalmente, até que ele complete um ano. Esse é o período de maior aceleração, de toda a vida da pessoa. O perímetro cefálico (pc) aumenta dois centímetros por mês, no primeiro trimestre de vida; um centímetro por mês, no segundo trimestre e meio centímetro por mês, no segundo semestre, crescendo, portanto, 12 centímetros no primeiro ano, o que corresponde a cerca de 80% do seu total.
A chamada moleira (fontanela anterior) fecha a partir de mais ou menos seis meses a um ano e meio. É um dado a mais a ser observado, embora esse tempo de fechamento varie muito de criança para criança. O pc é o parâmetro clínico mais importante.
Outro dado a que o pediatra deve ficar atento é para a simetria do crânio, já que nem sempre todas as suturas estão fechadas por igual.
Arquivo do blog
-
▼
2016
(12)
-
▼
maio
(10)
- PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA OU INSTITUCIONAL. EXISTE AL...
- COMO TRATAR A DISGRAFIA
- POR QUE PROCURAR UMA PROFESSORA DE REFORÇO?
- COMO AJUDAR SEU FILHO A DESENVOLVER SEU POTENCIAL ...
- O QUE É DISGRAFIA?
- A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO/APRE...
- O QUE É DISCALCULIA?
- O QUE É DISCALCULIA?
- DISTÚRBIO, TRANSTORNO OU DIFICULDADE? Aprender é...
- O QUE É A MICROCEFALIA?
-
▼
maio
(10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário