É muito comum crianças e adolescentes passarem por dificuldades em algumas matérias na escola. Mas isso não precisa se tornar um problema se os pais se interessarem e passarem a participar da vida escolar de seus filhos.
Envolver-se na educação de seus filhos, mesmo que seja da forma mais simples possível, mostrará a ele que você se preocupa com sua vida escolar. Nunca é cedo ou tarde demais para se começar.
Não importa qual seja a situação da família. Ajudar a criança ou adolescente a desenvolver uma atitude mais positiva em relação a sua própria aprendizagem é papel fundamental para o sucesso escolar.
Embora muitos pais estejam sobrecarregados com o trabalho, existem muitas maneiras de se envolverem na educação do filho. Podem ajudá-lo inspirando-o a superar suas dificuldades e fazendo-o acreditar que é capaz de muito mais.
1-Seja presente na escola:
O erro de muitos pais é procurar a escola somente quando surge algum problema grave e ele é chamado, ou quando percebe que as notas de seu filho não estão muito boas.
Mas o ideal não é esperar que algo grave aconteça para poder procurar a escola. Fazer o acompanhamento escolar do filho é essencial para que ele se sinta mais seguro e responsável.
Por isso seja sempre presente. Olhe sua agenda e cadernos todos os dias, pergunte como foi o dia na escola. Caso seja difícil ir à escola, pelo menos ligue de uma a duas vezes por mês e converse com o responsável sobre o desempenho de seu filho.
2-Incentive e elogie:
Tente dar incentivo e mostre apreciação pelas realizações do seu filho, sejam elas grandes ou pequenas. Isso ajuda e aumenta sua autoconfiança. Tente sempre dar um feedback e não críticas. Isso pode auxiliar a criança ou adolescente para que eles percebam onde podem estar errando e como melhorar, em vez de ficarem se sentindo um fracasso.
Procure ser realista, mas não coloque seu filho sobre pressão. Não coloque muitas expectativas sobre ele. Deixe-o se desenvolver dentro de seu próprio ritmo. Se perceber que ele não está dando conta, talvez seja hora de incentivá-lo a fazer um reforço escolar.
3–Verifique se seu filho o comunica sobre os avisos ou ocorrências que são enviadas para casa:
Quando o pai é presente na vida escolar do filho, fica mais fácil acompanhar as atividades e demais situações do dia a dia. Mas todos sabem que é muito comum a criança e principalmente o adolescente esconderem dos pais aquelas indesejadas ocorrências.
Por isso esteja sempre atento à agenda estudantil e procure saber se eles estão comunicando sobre os acontecimentos da escola. Uma boa forma de saber o que se passa na escola também é acompanhar o site ou Facebook, que hoje a grande maioria das instituições escolares já possui.
4-Crie um vínculo de comunicação e amizade:
Manter um diálogo aberto e menos opressor é uma forma dos filhos se abrirem com os pais. Amizade e confiança fará com que eles se sintam à vontade para falarem de seus problemas e inseguranças. É o melhor caminho para uma relação amistosa e aberta entre pais e filhos.
5-Ajude seu filho com suas dificuldades:
Muitas vezes, por mais que os pais queiram se torna impossível acompanhar o filho em seus deveres de casa ou auxiliá-lo em suas dificuldades escolares. Por isso, talvez encontrar uma escola de reforço escolar seja o melhor caminho para que ele possa se sair melhor em seus estudos.
Reforço Escolar: Como Ajudar seu Filho a Desenvolver seu Potencial nos Estudos
Se seu filho está tendo dificuldade em alguma matéria ou em fazer o dever de casa é imprescindível para ele fazer um reforço escolar. Na maioria das vezes a criança e o adolescente estão com dificuldades em uma disciplina e ficam intimidados em perguntar para o professor durante as aulas.
No reforço escolar eles terão um acompanhamento individualizado, onde o professor pode focar as causas específicas das dificuldades de cada aluno, ajudando-o a desenvolver todo seu potencial e eliminando toda e qualquer dificuldade. Dessa forma o professor passa a contextualizar o conteúdo com o ritmo individual de cada um.
O reforço escolar pode ajudar seu filho a descobrir uma fórmula melhor de estudo. Cada pessoa tem uma maneira diferente de aprender. O professor que estará fazendo o acompanhamento individualizado terá condições de perceber quais são os sentidos que a criança e adolescente mais têm facilidade de usar para aprender.
Alguns alunos são mais visuais, portanto preferem ler e fazer resumos, outras são mais auditivas e preferem ouvir o professor e repetir para si mesmas as coisas que ouviu. E muitas outras podem ser sinestésicas e associarem o aprendizado com outros fatores.
Quando o professor descobre como o aluno associa melhor o conteúdo, este passa a ter maior motivação para a aprendizagem. O estudo passa a ser mais prazeroso e menos maçante.
O acompanhamento do aluno através do reforço escolar fará com que ele desenvolva novos hábitos de estudo. Ensinará a ele a estabelecer uma rotina. Gerenciar seu tempo, organizar seu material e ter maior responsabilidade com o estudo para avaliações, deveres de casa etc.
Enfim, é muito importante para os pais perceberem que os jovens hoje vivem e aprendem em dois mundos: Em casa e na escola. Por isso a forma como os dois se relacionam e se comunicam faz uma grande diferença na aprendizagem.
Cabem, portanto, aos professores, pais e filhos um diálogo aberto e franco, onde todos tenham o direto de falar e ouvir. Só assim o processo ensino aprendizagem e as relações humanas podem ser mais eficientes.
Sabendo disso, a Triunfo oferece aulas de Reforço totalmente voltadas para as dificuldades de qualquer disciplina. Aqui ele encontrará todo apoio pedagógico que precisa para avançar e desenvolver suas melhores habilidades para a vida e para o estudo. Aqui nós vamos direto ao ponto e fazemos com que seu filho retome sua autoestima e gosto pelo estudo.
Venha. Não perca tempo! Afinal é o futuro de seu filho que está em suas mãos!
Arquivo do blog
-
▼
2016
(12)
-
▼
maio
(10)
- PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA OU INSTITUCIONAL. EXISTE AL...
- COMO TRATAR A DISGRAFIA
- POR QUE PROCURAR UMA PROFESSORA DE REFORÇO?
- COMO AJUDAR SEU FILHO A DESENVOLVER SEU POTENCIAL ...
- O QUE É DISGRAFIA?
- A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO/APRE...
- O QUE É DISCALCULIA?
- O QUE É DISCALCULIA?
- DISTÚRBIO, TRANSTORNO OU DIFICULDADE? Aprender é...
- O QUE É A MICROCEFALIA?
-
▼
maio
(10)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário